DSC_4588_web

Projecto Fotoliterando de Fábio Eusébio e Helena Lourenço, exposição de fotografia e texto

Sala de Olivença
1 a 14 abril

Projecto Fotoliterando de Fábio Eusébio e Helena Lourenço, exposição de fotografia e texto. Inauguração dia 1 de abril, às 17h.

O Fotoliterando é um projeto da autoria de Fábio Eusébio e Helena Lourenço, dois jovens algarvios, que associa a escrita à fotografia com o intuito de criar histórias a partir de imagens e vice-versa.

Os autores do projeto editaram, em 2016, num formato original (livro-objeto) uma seleção de seis fotografias e textos sob o título Mar de Imagens e em livro, pela Chiado Editora, parte do trabalhado desenvolvido de 2014 a 2016.

Em 2016 o Fotoliterando esteve em exposição em algumas cidades portuguesas (Lagos (galeria LAR), Porto (Hard Club – antigo mercado Ferreira Borges), Portimão (exposição coletiva de artistas portimonenses da Casa Manuel Teixeira Gomes) e Lisboa (Lx Factory)) e de Espanha (Badajoz). No que diz respeito a esta última cidade, o convite foi endereçado pelo Centro de Língua Portuguesa de Cáceres do Instituto Camões com o intuito de promover o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa.
Já em 2017, a exposição esteve patente na Casa Manuel Teixeira Gomes (Portimão) no passado mês de Fevereiro.

O projeto está presente em várias redes sociais Facebook (https://www.facebook.com/fotoliterando), Instagram (https://www.instagram.com/fotoliterando) e Twitter (https://twitter.com/fotoliterando1) e tem também um site próprio (http://fotoliterando13.wix.com/fotoliterando)

Sobre os autores:
Fábio Eusébio é licenciado em Gestão, quanto a Helena Lourenço, é Docente do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário em exercício de funções no Agrupamento de Escolas da Bemposta.

No que diz respeito à fotografia, Fábio Eusébio foi vencedor do 1º prémio da 7ª corrida fotográfica de Monchique em 2011 e do Concurso de Fotografia “Monchique Topo do Algarve” em 2013. Em 2016 venceu o 2.º Concurso de fotografia digital “Um olhar sobre o património histórico e natural do concelho de Lagoa” e a 14ª Corrida Fotográfica de Portimão.

Na escrita, Helena Lourenço lançou, em fevereiro, o primeiro livro infantil, “Amadis de Gaula, o cavaleiro apaixonado”.

Posted in Agenda.